Só inglês já basta?

Sempre tive vontade de sair do País... Não considerava muito a Alemanha porque sempre achei que a língua fosse ser um obstáculo... Só falo inglês.

Penso em procurar uma bolsa de doutorado e passar um tempo aí... Isso também me daria tempo para aprender a língua... O alemão é muito essencial no dia a dia da residência? Ou no comecinho da pra levar em inglês?

 

Outra coisa... sera que é muito difícil essa vaga de doutorado? Já estou dando uma pesquisada nos sites das universidades..... Acho que iniciar tudo pelo doutorado abriria portas correto? Melhor do que tentar residência direto...

 

Sim, o alemão é imprescindível no seu trabalho como residente. Com inglês você se vira como turista, mas, no dia-a-dia como médico, um alemão nível C1 é mínimo. Pense: você tem que fazer anamnese do paciente, examinar, passar o caso para o chefe, passar visita com as enfermeiras, fazer evolução no prontuário, fazer esclarecimentos de cirurgias, procedimentos, escrever resumos de alta, pareceres... Tudo em alemão. 

 

O inglês te ajuda muito no doutorado. E, sim, o doutorado seria uma excelente porta de entrada se você ainda não está com um nível legal de alemão.

 

 

Vaga de doutorado definitivamente não é difícil. Você pode vir com ou sem bolsa. O mais complicado é ter um contato legal, pra checar o clima do departamento, o tema, etc. Mas praticamente todo departamento tem doutorados "na gaveta". Lembre-se: aqui não tem "disciplinas" de doutorado. Você faz muitas coisas sozinho, então a "velocidade" dos experimentos depende também de você.

Blog

02/04/2018 17:05
Sobre os custos básicos de vida na Alemanha   Oi, gente querida! Espero...
01/08/2017 17:31
É sempre gratificante receber o retorno de pessoas que acompanham o Blog....
26/07/2017 12:31
    Aqui na Alemanha também podemos, como no Brasil, oferecer cursos...
17/01/2017 11:42
Let's talk about money:  Muitos me perguntam "quanto ganha um...
17/01/2017 11:40
  Estou compartilhando essas novas e importantes informações que recebi...
Itens: 1 - 5 de 19
1 | 2 | 3 | 4 >>

Contato

Médica brasileira na Alemanha medicabrasileiranaalemanha@gmail.com