Posso vir só para dar plantão?

Sou estudante de medicina do 4º ano e tenho algumas dúvidas:

Em outras postagens você diz que é muito improvável revalidar uma especialidade brasileira na Alemanha e que é difícil para um estrangeiro conseguir uma vaga numa residência alemã. Vi em um fórum online um pessoal da Alemanha dizendo que médico sem especialização ou sem "Facharzt" acaba trabalhando muito e ganhando pouco. 

O que você sabe sobre isso? Valeria a pena trabalhar na Alemanha sem a expectativa de se especializar (ou conseguir este tal "Facharzt")?

Se não, o que um brasileiro pode fazer para conseguir se especializar na Alemanha?

 

Oi!

Não venha "só" pra trabalhar sem entrar num programa de residência ("Facharztausbildung"). Não vale a pena. Entrar na residência não é taaaaao difícil, você sentiu isso lendo o blog? Desculpe, não foi bem essa a intenção. Tento ser meio "dura" pra evitar quem acha que entrar aqui é fácil  - fácil não é, mas super difícil também não.

Há algumas especialidades mais concorridas (Pediatria, Dermato e Cirurgia Plástica, por exemplo), mas em outras eles praticamente te imploram pra entrar (Médico da Família, Clínica Geral, Cirurgia Geral...), desde que você tenha nível de alemão pelo menos C1.

Como residente você não precisa ter "3 empregos" pra complementar renda, como no Brasil. Basta sua vaga como residente mesmo...salário base entre 2.500 e 3.500 Euros bruto (depende muito de quantos plantões você dá; na Dermato, por exemplo, são, no máximo, 2 por mês. Na Cirurgia, uns 5 por mês - isso dá um "up" no salário). Não é o maior e melhor salário do mundo, mas é bastante pra viver bem, confortavelmente.

Olha no Blog, tem os passos iniciais pra se entrar num programa de residência. Basicamente, você precisa ter o nível C1, Diploma, tradução juramentada do Programa de disciplinas e histórico da faculdade, uma carta de apresentação junto com seu currículo para o departamento desejado.

Não há prova antes, entrevista e análise de currículo.

Fazer estágio na especialidade que se deseja e, se possível, um doutorado (sim, aqui você pode fazer doutorado antes da residência!) na Alemanha também ajuda e muito vc e aumenta bastante suas chances. 

Foi assim que fiz.

 

Boa sorte!

Blog

02/04/2018 17:05
Sobre os custos básicos de vida na Alemanha   Oi, gente querida! Espero...
01/08/2017 17:31
É sempre gratificante receber o retorno de pessoas que acompanham o Blog....
26/07/2017 12:31
    Aqui na Alemanha também podemos, como no Brasil, oferecer cursos...
17/01/2017 11:42
Let's talk about money:  Muitos me perguntam "quanto ganha um...
17/01/2017 11:40
  Estou compartilhando essas novas e importantes informações que recebi...
Itens: 1 - 5 de 19
1 | 2 | 3 | 4 >>

Contato

Médica brasileira na Alemanha medicabrasileiranaalemanha@gmail.com