Carina Lopes

 

Ei gente! Fiz a FSP na sexta e já estou com minha BE em mãos :) 

vim aqui contar mais ou menos como foi td até aqui.

Eu fiz CsF em Münster em 2014, estava no meio da faculdade. Ano passado vim fazer meu internato optativo em neurologia em Plau am See (Mecklemburg). No final do estágio o chefe me ofereceu um emprego, em dezembro me formei e em 05.03 voltei para fazer uma hospitation enquanto não recebesse a BE. 
Na semana seguinte entrei com a documentação para a BE, na verdade para a Approbation de uma vez. O processo aqui com Gutachter está demorando cerca de 3 anos, então me inscrevi direto para a KP.
Alguns dias após recebi a data da minha FSP: 06/04. Foi tudo bem rápido! Fiz a prova na sexta, passei, e segunda já estava com a BE em mãos! (No e-mail pelo menos). Ainda não tecebi Termin para a KP. Vou contar como foi a prova:

Aqui em Mecklemburg é um pouco diferente. Antes de entrar para a prova recebemos a "queixa principal" e um Aufklärung de algum procedimento. No meu caso era: paciente de 57a, mit Überweisung vom Hausarzt aufgrund eine se Knotens im re. Halsbereich. Aí me deram um Aufklärung de Lymphknotenexstirpation e vc tem 30 minutos pra se preparar para falar com o paciente. No meu caso durou 1h, pq deu uma atrasada. Então vc já entra sabendo mais ou menos o q vai perguntar na Anamnese.

Ai vc tem 20 min pra falar com o paciente, mais ou menos 10 pra Anamnese e 10 pro Aufklärung. Eu olhei o relógio errado e achei q tava sem tempo e acabei me apressando, perguntei tudo mas sobrou tempo, aí ele ficou perguntando bastante coisa sobre o procedimento, varias eu não sabia, tipo quantos dias ele ia ter q ficar, mas fui inventando. O paciente era bem simpático e dava pra entender bem. N tinha nada de muito duferente na Anamnese nem na Vorgeschichte.

Aí te dão um OP-Bericht pra ler em 5 minutos, e depois vc tem que conversar com o MEdico como se o paciente já tivesse sido operado. Também foi tranquilo, mas acabei falando pouco e ela tb perguntou muito. Não tanto de medicina mas sobre a OP e o paciente.

Depois temos 25 minutos para escrever a Arztbrief, que tem q conter TUDO , Anamnese, Verlauf, Weitere Empfehlungen pro Hausarzt. Escrevi tudo mas não deu tempo de reler e corrigir.

No final me falaram que fui mto bem na Anamnese, q poderia ser mais proativa na conversa com a medica e que minha Arztbrief tava muito boa.

Dicas: façam td com calma, e falem bastante, para n ter tanto tempo do paciente ou do médico fazerem tantas perguntas. 
Perguntem para pessoas q já fizeram a prova do mesmo estado q vc como é. Já tinha lido mtos relatos mas o Verlauf exato da prova só consegui com colegas do hosp e me ajudou muito. Fora q em Mecklemburg cobram sempre os mesmos casos.

No mais, se tiverem mais alguma pergunta, podem fazer por aqui :)
Agora partiu KP!!

 

 

Blog

02/04/2018 17:05
Sobre os custos básicos de vida na Alemanha   Oi, gente querida! Espero...
01/08/2017 17:31
É sempre gratificante receber o retorno de pessoas que acompanham o Blog....
26/07/2017 12:31
    Aqui na Alemanha também podemos, como no Brasil, oferecer cursos...
17/01/2017 11:42
Let's talk about money:  Muitos me perguntam "quanto ganha um...
17/01/2017 11:40
  Estou compartilhando essas novas e importantes informações que recebi...
Itens: 1 - 5 de 19
1 | 2 | 3 | 4 >>

Contato

Médica brasileira na Alemanha medicabrasileiranaalemanha@gmail.com