Karina Rosa

 

APPROBATION

para Cirugia Vascular

Por Karina Rosa – (mâe de 4 filhos)
Olá pessoal, consegui minha Approbation este mês e escrevo aqui como foi o processo, talvez possa ser útil. É uma maneira de retribuir a ajuda que encontrei no grupo. Obrigada especial Marta Jorge AponchikBruna MarchioriMarcelle De Magalhães Otubo e Renata Ruiva.

Me inscrevi em janeiro deste ano em Berlin. Pra inscrição precisa ou morar ou ter um lugar certo pra trabalhar em Berlin. No meu caso tinha meu Anmeldung em Berlin.
Entreguei toda a documentação solicitada no site do LaGeSo: preenchi um formulário de solicitação da Approbation, passaporte, visto, currículo, certidão de casamento, Führungszeugnis (documento é pedido na prefeitura), certificado do CRM do Brasil (good standing), um atestado médico (tem um formulário específico no site que o médico preenche e carimba), diplomas de médico e residência médica, comprovação de experiência de trabalho (no meu caso pedi a meus chefes do Brasil que fizessem cartas com as atividades exercidas por mim no período em que trabalhei e acrescentei meus títulos de especialista do Brasil) e o certificado B2 de alemão (TELC ou Goethe). Após a entrega dos documentos tem uma taxa de 350 Euros do LaGeSo. Entreguei os documentos pessoalmente, com cópias simples e levei os originais para conferência.
Em fevereiro recebi uma carta com as indicações para fazer a Fachsprachprüfung. É possível escolher 3 prazos: o mais rápido possível, em 3 ou 6 meses. Para fazer a prova tem uma outra taxa de 420 Euros. Escolhi o mais rápido possível e fui chamada em março para a prova. 
A prova é feita na Ärztekammer Berlin e tem 3 partes, uma anamnese, escrever uma documentação (Arztbrief) e apresentar o caso. No final tem 5 expressões latinas que devem ser traduzidas para o alemão. Graças a Deus passei e enviei por email o resultado pro LaGeSo. Aí fiquei esperando até julho e recebi pelo correio minha Approbationsurkunde.
O processo levou 6 meses, não precisei fazer a Kenntnisseprüfung, mas já tinha a residência de cirurgia geral e cirurgia vascular e a experiência de trabalho de 6 anos como especialista.
O processo é longo e cansativo, mas factível... É preciso muita paciência, com certeza.
Se faltou alguma informação depois completo.
Desejo a todos que estão neste processo muita sorte e perseverança!
Abraços!

 

Blog

02/04/2018 17:05
Sobre os custos básicos de vida na Alemanha   Oi, gente querida! Espero...
01/08/2017 17:31
É sempre gratificante receber o retorno de pessoas que acompanham o Blog....
26/07/2017 12:31
    Aqui na Alemanha também podemos, como no Brasil, oferecer cursos...
17/01/2017 11:42
Let's talk about money:  Muitos me perguntam "quanto ganha um...
17/01/2017 11:40
  Estou compartilhando essas novas e importantes informações que recebi...
Itens: 1 - 5 de 19
1 | 2 | 3 | 4 >>

Contato

Médica brasileira na Alemanha medicabrasileiranaalemanha@gmail.com