Larissa Itho

 

"Um pouco" da minha experiência aqui pra vocês 

Esse país ganhou meu coração em todos os sentidos. 

A Alemanha está onde está hoje por ser esse "país chato, cheio de regras" e que, por isso, funciona tão bem. Alguns conceitos que tinha sobre o povo alemão foram completamente mudados. Frios e distante... foram poucos os alemães que conheci assim. E morar com 2 alemães (e namorar um deles haha) foi a melhor decisão que poderia ter tomado, pois melhoro meu alemão cada dia mais e vou conhecendo aos poucos essa cultura encantadora.

Sempre ouvi dizer que o alemão era uma língua difícil, mas antes de vir coloquei na minha cabeça que em 6 meses estaria falando fluentemente. Doce ilusão. Difícil pra caraaaaaamba mesmo haha. Estou há 10 meses aqui e, beleza, já converso normalmente (cheio de erros) com as pessoas. Mas muda de região, começa a usar muita gíria ou fala um pouco mais rápido... já sabem como é meu entendimento daí, né?! Beira a zero hahaha. Já li bastante que leva em torno de 3 a 5 anos para vc falar alemão muito bem sem ter q traduzir nada na cabeça (ou pensar nas declinações ou ordem dos verbos) antes de falar e eu sempre pensava "até parece que demora tudo isso". Meww... 5 anos é demais, mas 3 anos eu super acredito hahaha.

Com relação a medicina... ai ai ai. Antes de vir pra cá achei que ia ser tudo mil maravilhas e super fácil de conseguir emprego, pois o país precisa desesperadamente de médicos. Outra doce ilusão. Claro que eles precisam de médico, mas vc precisa saber falar alemão MUITO BEM. E falar alemão bem não é perguntar "como você está?" ou "o que vc comeu ontem no almoço?". É aprender todo vocabulário médico em alemão (tanto mais fácil para falar com os pacientes, quanto mais complexo para conversar e passar o caso para outros médicos). Aí vcs pensam... ah, não vai ser tão impossível, pois mtas palavras derivam do latim. Claro! Palavras como doenças, mas e todo o outro vocabulário?! Tosse, torção do tornozelo, prensar a ponta do dedo mindinho na peça X da moto, ter a sensação X, Y, Z, etc etc etc. Não é fácil!!!! Além de que, para maioria dos estados aqui, eu preciso fazer uma prova de alemão médico e obter nível C1 (fluente quase top máximo) para conseguir minha licença de trabalho médico, que dá direito de eu trabalhar 2 anos. Depois disso, tenho que enfrentar mais uma prova para a Revalidação do Diploma. E nisso... euro/real indo embora, pq com o visto de estudante de línguas, não tenho direito de trabalhar. Ou seja... o caminho não é fácil pra quem não é, no mínimo, europeu. Agora estou fazendo 2 cursos de alemão médico, o que está sendo sensacional pra mim. Não vou desistir e se tiver que voltar para o Brasil pra juntar mais grana, até volto. Mas ainda vou dar pelo menos um plantãozinho como médica aqui na Alemanha haha.

A saudade de casa não tem fim. Ela nunca vai embora. A gente apenas acaba se acostumando com sua presença ali. Falar por telefone e skype ameniza demais a dor, mas nada como um abraço bem apertado pra melhorar de vez isso. Ainda não sei qdo esse abraço vai ser, mas espero que logo, pois tem dias que a saudade beira o insuportável.

Enquanto isso... da maneira mais barata possível, aproveito para viajar. E minha próxima viagem será essa semana. Já viajei de navio, carro, carona com caminhoneiro, etc... mas ainda não de bike. Pois bem! Estou partindo para minha primeira cicloviagem \o/. Pra quem já está nessa vida, aprox 410km não é nada. Mas eu estou extremamente empolgada. Vou de Bremen a Frankfurt de bike - sozinha. Farei em 8 dias (aprox 60km/dia), pois quero parar e conhecer um pouco das cidades onde vou passar. Já consegui couch (google --> couchsurfing) para quase todos os dias. E se algo der errado, to levando minha barraca (saco de dormir, fogareiro, etc) na bike comigo rsrs. Mas não é perigoso?!! Perigoso é no Brasil!!! haha Aqui tem ciclovia para quase tudo que é canto e os motoristas respeitam demais os ciclistas. É quase um sonho pedalar aqui. Mais pra frente vou postando fotos e escrevendo, para que minha família não morra do coração kkkkkk.

É isso. Texto grande mesmo, mas tava muito tempo sem contar como estava sendo aqui.

O caminho continua difícil, mas longe de ser impossível. Então é continuar correndo atrás

 

Blog

02/04/2018 17:05
Sobre os custos básicos de vida na Alemanha   Oi, gente querida! Espero...
01/08/2017 17:31
É sempre gratificante receber o retorno de pessoas que acompanham o Blog....
26/07/2017 12:31
    Aqui na Alemanha também podemos, como no Brasil, oferecer cursos...
17/01/2017 11:42
Let's talk about money:  Muitos me perguntam "quanto ganha um...
17/01/2017 11:40
  Estou compartilhando essas novas e importantes informações que recebi...
Itens: 1 - 5 de 19
1 | 2 | 3 | 4 >>

Contato

Médica brasileira na Alemanha medicabrasileiranaalemanha@gmail.com