Marcelle De Magalhães Otubo - Apostila de Haia

 


Oi pessoal! Tive uma baita dor de cabeça com essa tal de apostila. Como ela começou há poucos anos (2 ou 3), antes era a tal da legalização, as informações andam muito desencontradas. Então queria deixar aqui minha experiência para quem ainda não fez.

1. A apostila seria o equivalente à antiga legalização que era feita no consulado, só que ela é feita em qualquer cartório, NO PAÍS DE ORIGEM DO DOCUMENTO. Infelizmente não dá pra fazer em consulados ou outros lugares. Se o seu documento é brasileiro, terá que ser num cartório brasileiro.

2. O valor muda de estado pra estado. Sendo o mais barato o estado de MG (mais ou menos 25 reais) e o mais caro o de SP (media de 100 reais). No RJ paguei 50 reais.

3. é ela que faz com que seus documentos sejam validos nos países signatários do acordo (Alemanha inclusa). Porém como ela não sai em alemão, alguns lugares pedem que seja feita uma tradução dela também.

4. Para fazer a apostila é necessário que pelo menos 1 assinatura esteja reconhecida. Se você tem diploma veio como o meu, corre logo atrás disso. Tive que virar a internet do avesso pra descobrir onde reitor, diretor de hospital e etc tinham firma. Se está se formando agora, corre e reconhece e avisa aos amigos pra fazer isso e não ter dor de cabeça daqui a 15 anos caso vc precise (como aconteceu comigo).

5. Qual a ordem ideal? A mais fácil é: apostila no Brasil, traz para a Alemanha e traduz aqui porque evita problema de não aceitarem a tradução ou de reclamarem que a apostila não está traduzida.

É isso gente. Só queria compartilhar experiência.

 

Blog

02/04/2018 17:05
Sobre os custos básicos de vida na Alemanha   Oi, gente querida! Espero...
01/08/2017 17:31
É sempre gratificante receber o retorno de pessoas que acompanham o Blog....
26/07/2017 12:31
    Aqui na Alemanha também podemos, como no Brasil, oferecer cursos...
17/01/2017 11:42
Let's talk about money:  Muitos me perguntam "quanto ganha um...
17/01/2017 11:40
  Estou compartilhando essas novas e importantes informações que recebi...
Itens: 1 - 5 de 19
1 | 2 | 3 | 4 >>

Contato

Médica brasileira na Alemanha medicabrasileiranaalemanha@gmail.com